Carpe Diem.

Viver intensamente o presente ou pensar constantemente no passado e no futuro?

Que dilema!

Este breve artigo tem inspiração no contacto com diversas partilhas de pacientes meus em consultório e, em grande parte, na experiência pessoal que sinto viver neste momento. Tenho dado por mim numa fase em que tenho planos, energia, projetos, desejos e objetivos que quero conquistar. Dou por mim a pensar tanto no que quero atingir que sinto-me a correr com uma carga extremamente pesada às costas. Difícil, não é?

 

Entre o passado e o futuro acabamos por perder o aqui e o agora.

 

Provavelmente muitos de vocês já se sentiram assim. Com o pensamento, a maior parte do tempo, no passado ou no futuro. E sentem ou já sentiram como estando a viver (ou a correr) em piloto automático. Sem aproveitar o momento presente.

 

Tenho-me questionado: Porque não render-me ao presente?

 

Não quero com isto dizer que pensar no passado ou no futuro seja negativo ou algo que devemos deixar de fazer. É importante pensar, principalmente, no futuro. É o que nos move.

 

O problema está em pensar demais.

 

Nos dias de hoje vivemos uma rotina em que há sempre algo para o qual precisamos de nos preparar ou antecipar. As nossas vidas são tão bem documentadas que nunca foi tão fácil perdermo-nos no passado. Os ritmos acelerados e agitados, que muitos de nós mantemos, geram níveis de ansiedade elevados e a infelicidade acaba por ser a nova norma. E, sem nos apercebermos, vai-se implantando um desgaste pesado que nos desconecta de nós próprios.

Ocupar constantemente os pensamentos com arrependimentos, memórias, medos. Estar constantemente preocupado com coisas que já aconteceram e que não podem ser alteradas, ou com coisas que ainda não aconteceram e podem nem vir a acontecer. Perde-se a essência da vida e é um desgaste (eu diria mesmo desperdício) emocional muito grande.

 

Não pare de sonhar! Mas não se esqueça de apreciar o caminho a cada passo.

 

Afinal, o presente é o único que realmente temos. Porquê sofrer por antecipações que não são reais?Até se tornarem realidade, apenas está a viver imaginações e a sofrer um tremendo desgaste emocional por algo que não é real.

 

Saia da sua mente (zona de conforto) e comece a viver mais o momento presente. A apreciar cada minuto da sua vida. 

 

O carpe diem (aproveite o dia) é uma expressão que se utiliza de forma bastante popular. Contudo, também cientificamente, é um estilo de vida recomendado, cada vez mais, para viver uma vida saudável e feliz. Ajuda a combater os estados de ansiedade e os desajustes emocionais.

Quando foi a última vez que parou para sentir o ar fresco? Sentir o coração bater por amor? Divertir-se? Saborear a comida? Aproveitar a companhia das pessoas? Sentir a água quente do banho? Ouvir o som do que está à sua volta?

 

Atreva-se a viver e a esperar que as coisas aconteçam antes de se adiantar a elas. O passado? Já lá vai.